“Não há nada mais desigual, do
que o tratamento igual de pessoas desiguais”

Thomas Jefferson

O lema do Colégio Monte Flor: “Uma Criança, Um Futuro”, expressa claramente a visão do ensino presente na nossa cultura de escola, em que cada criança possui caraterísticas próprias que, se desenvolvidas na plenitude, lhe possibilitarão crescer em todos os sentidos e assumir-se como membro ativo da sociedade.

A escola deve ser um local onde a criança manifesta os seus interesses, motivações e talentos.
Os espaços, os equipamentos e o ambiente existente promovem o desabrochar desses talentos, colocando-os ao serviço da criança, no fortalecimento da sua autoestima.

À escola cabe ainda o papel de se manter atualizada, procurando acompanhar as melhores práticas na área da educação, incutindo nos docentes e alunos um pensamento à escala global e uma postura de melhoria contínua.

O papel do professor é fulcral, não podendo ser o de mero observador, mas sim o de orientador e dinamizador das diferentes atividades. O professor planifica, o professor orienta. O professor faz o processo avançar, através da dinamização e muito importante, da avaliação, cabendo-lhe igualmente a função de promover o respeito pelas regras de convivência e a disciplina.

Por outro lado, os resultados e o sucesso das aprendizagens não podem ser desvalorizados. O esforço, o empenho e a dedicação devem ser premiados e o alcance da excelência uma meta a alcançar..